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PLANEJAMENTO DE DEMANDA

As empresas comumente iniciam seu planejamento pela estimativa de demanda que é um dos principais processos em uma organização, tendo como suas principais atribuições, agregar venda histórica e captura das diferentes ações comerciais e de marketing para, posteriormente, disponibilizar as estimativas de vendas de curto, médio e longo prazo, permitindo antecipar situações mercadológicas e alimentar os processos da cadeia de suprimentos.

 

Para um melhor processo de planejamento de demanda, é fundamental agregar modelos estatísticos e um processo colaborativo na previsão de vendas da empresa, aumentando a acuracidade das informações e possibilitando que o restante da cadeia logística possa atuar com maior precisão. Empresas que investem no processo de previsão de vendas, basicamente colhem de forma imediata resultados de aumento de receita, redução de custos de falta ou de excesso de produtos, melhora na acuracidade das vendas e redução dos níveis de estoque.

 

O que me sinaliza a necessidade de melhorar o planejamento de vendas na minha empresa?

 

• Se não possuo nenhum modelo de previsão de vendas;

• Se planejo minhas vendas repetindo as “vendas passadas” e não utilizo ferramentas estatísticas e colaborativas;

• Se planejo minhas vendas, mas as vendas realizadas estão distantes do cenário inicialmente previsto;

• Se parte do meu estoque é formada por produtos que tiveram uma performaram muito abaixo do previsto e, portanto, estão consumindo capital de giro e afetando a saúde financeira da empresa;

• Se meu horizonte de planejamento é muito curto, dificultando o planejamento da cadeia e a tomada de decisão no médio-longo prazo;

• Se possuo dificuldade de gerar diferentes cenários que possibilitem decisões acertadas;

 

Como a Consulere pode contribuir com a sua empresa neste processo?


• Contribuindo para a decisão da melhor ferramenta ou do melhor sistema que deverá ser utilizado no processo de previsão;
• Ajudá-lo a ter uma base de dados com os modelos estatísticos e informações estruturadas e confiáveis para que se transformem em material relevante para munir as equipes comerciais e de planejamento;
• Propondo um processo colaborativo de demanda de forma a engajar as equipes de marketing, comercial, logística e finanças a participarem da previsão de vendas;
• Tornando a equipe comercial participativa no processo de previsão de vendas, tendo conhecimento detalhado do planejamento de demanda do mês corrente e do próximo, sabendo portanto, onde precisa direcionar os esforços de vendas;
• Construindo diferentes cenários para análise e tratando períodos de sazonalidade e eventos “fora da curva” (outliers);
• Sugerindo a criação de indicadores (KPIs) como MAPE, BIAS e outros que possam fornecer respostas, gerar aprendizado, retroalimentar processos e possibilitar a construção de melhores cenários para o futuro;

 

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